sábado, 24 de abril de 2010

Mr. America

Hoje não só estou inspirado, como já estava me devendo uma publicação referente à última exposição de obras de arte que visitei...


Andy Warhol sempre foi um artista que admirei, mesmo sem conhecer com tanta profundidade suas obras. Fato que mudou no último final de semana, quando fui visitar sua exposição, chamada de Mr. America, que poderá ser apreciada até dia 23 de maio na Estação Pinacoteca.

A exposição, concebida por um dos mais importantes e influentes artistas da Pop Art, é formidável! É incrível perceber como as obras são atuais (elas têm em média pouco mais de 20 anos) e causa aquele tipo de reação “Nossa! Não é que é verdade?”.

Mr. America não é diretamente uma crítica sobre o american way of life, até porque (se não me engano em meu entendimento) Warhol não só era a favor, como gostava deste estilo de vida, sendo esta exposição é uma forma pitoresca de interpretação deste mundo hollywoodianamente capitalista e consumista (uhu!).

Um pequeno exemplo para ilustrar o que digo, basta conferir a obra The Little Electric Chair – ela é composta por quatro quadros, todas retratando a mesma imagem (obviamente, a de uma cadeira elétrica), sendo que a primeira possui uma cor mais vívida até chegar na quarta e mais opaca imagem. Conclusão? Imagens e situações que a princípio nos chocam quando impostas pela primeira vez, vão perdendo gradativamente a sensação de espanto quando somos expostos mais e mais vezes a tal circunstância, nos tornando menos sensíveis às coisas nos cercam...

Durante a exposição, ainda pude ver pessoalmente algumas das obras mais conhecidas de Warhol – Mao (a obra é muito maior do que eu imaginava), as latas de sopa da Campbell's (ele pintou todos os sabores... eu não sabia disso) e as Marilyns (o mais interessante a respeito desta obra é que eu achava que era apenas um quadro com as várias Marilyns pintadas, porém, cada uma está em uma moldura separada).

Se eu já achava Warhol um bom artista, hoje eu diria que ele é um dos meu favoritos... Não quero ser presunçoso, mas eu me identifiquei muito com a forma como ele se expressava: um ar irônico, facilmente confundido com arrogância, contudo, nada mais é do que um modo mais divertido e honesto de enxergar as coisas como são.


Para visitar:
Estação PinacotecaLargo General Osório, 66
Fone 11 3337.0185

Moby


É pouco provável que uma pessoa, mesmo conhecendo o mínimo de música eletrônica (como é meu caso – rsrsrsrs), não saiba quem é Moby... Sou muito fã de seu trabalho e ontem tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto...

Um dos maiores ícones do gênero esteve em São Paulo ontem no Credicard Hall e simplesmente arrebentou fazendo da casa de shows uma imensa balada.

O artista mandou muito bem no setlist do show, explorando mais as músicas já consagradas em sua carreira do que as de seu novo disco, Wait For Me (não que o último disco seja ruim, mas é que o show teve um ar de maior familiaridade com as músicas já conhecidas, com um leve toque de novidades).

Tanto Moby quanto a competentíssima banda mostraram muita energia durante o show, aliás, eu me impressionei com a forma que o multiinstrumentista se comportava no palco: de guitarra em punhos, corria de um lado ao outro, agitando e incentivando a todos a pularem e baterem palmas...

Esse foi mais um daqueles shows que realmente valeu a pena ver e que certamente não sairá da memória!

Entrevista com Moby, feita pelo Terra:
http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI4391711-EI1267,00-Fa+do+publico+brasileiro+Moby+promete+show+com+sucessos.html

domingo, 18 de abril de 2010

Padoca não, Boulangerie!


É impressionante como está se transformando cada vez mais o conceito de padaria...

A tradicional padoca de esquina que servia primordialmente pão, pingado, cachaça e frango assado de domingo está com os dias contados.

Longe de mim... Estar fazendo uma lamentação, com certeza não é o caso!

A intenção aqui foi apenas de criar um parâmetro para compararmos as simples padarias de antes com o número cada vez maior de estabelecimentos que vão muitíssimo além de apenas servir pães e cafezinhos...

As padarias cresceram de uma tal forma que hoje é possível fazer aquele mercadinho básico sem precisar ir muito longe e fazer refeições (que deixaram de ser o simples PF há muito tempo)... Isso porque elas não se preocupam somente com o que servem, mas também como o fazem e é justamente aí que eu queria chegar...

Tais estabelecimentos já nem se intitulam mais como padarias... São as boutiques de pães, boulangeries e tudo mais que possa causar frisson na hora de falar...

E convenhamos, essas casas são de fato ótimas! O atendimento em geral é muito bom e se pensar em fazer aquele lanchinho, há uma variedade enorme no que diz respeito a comer e beber.

Quatro nomes vêm à minha cabeça, e quem não os conhecem, sugiro ir experimentar já!

Duas que estão na região do Ipiranga, aliás, na mesma rua é a Maria Louca e Patriopan. Elas muito parecidas no atendimento sorridente e gentil, além do cardápio de lanches e beirutes que são bem saborosos e criativos (Na Maria Louca, os lanches possuem nomes de antigos cinemas da região e no Patriopan, nomes de rua do Ipiranga).

O que chama mais atenção no Maria Louca, é o ambiente sofisticado, muito bonito e espaçoso.

Já no Patriopan, o que chama a atenção é o buffet self service de domingo, principalmente as saladas que são sempre muito frescas.

Já na região do Itaim, temos a Bienal. Das quatro, é a mais... Trivial... Eu diria... Mas ela recebe destaque pela qualidade da comida. Ela é uma excelente opção para quem está com mais pressa e não quer deixar de comer bem. A Bienal está sempre cheia, durante a semana, por atender às pessoas que trabalham na região.

A quarta opção que deixo é a Bella Paulista. Excepcional! É super bem localizada - está próxima da Avenida Paulista, quase Consolação. De todas que conheci, esta é a quem tem mais variedades (como por exemplo, os lanches que são feitos como se fossem uma espécie de massa recheada, que é assada no forno a lenha). O local é super bem freqüentado e está sempre lotado (mesmo de domingo), às vezes, temos que aguardar alguma mesa ficar vaga... Mas tenha certeza absoluta de que vale a pena esperar.

Para conhecer:

Maria Louca Casa de Pães
Rua dos Patriotas, 874, Ipiranga
Tel. 2219-7070

Patriopan
Rua dos Patriotas, 681, Ipiranga
Tel. 2063-7853 / 2272-1714

Bienal
Rua Pedroso de Alvarenga nº 436, Itaim Bibi
Tel. 3079-5119

Bella Paulista Casa de Pães
Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César
Tel. 3214-3347 / 3214-4520

sábado, 17 de abril de 2010

O poder da síntese em prol de uma opinião

Após ter começado a escrever este blog, realmente comecei a me sentir impelido a utilizar mais a internet e seus recursos... Por conta disso, finalmente me cadastrei no twitter...

Da mesma forma quando comecei a escrever este blog, sinto neste twitter uma oportunidade única de expor determinadas opiniões ou ações - que para variar, ninguém perguntou, mas isso é normal de nós seres humanos, afinal, quando se trata de falar sobre nós mesmos, já cuidamos para deixar a resposta antes mesmo de surgir a pergunta.

Para quem interessar, estamos aí...

@IrllanDuarte

domingo, 4 de abril de 2010

DJ Club


Recentemente saí com alguns dos meus amigos à noite, não sabíamos ao certo para qual balada iríamos e no fim das contas foi sugerido o DJ Club, uma baladinha bastante tradicional que eu ainda não conhecia...

Para variar, a escolha deles foi superbem acertada... Fazia muito tempo que não me divertia tanto em uma balada (para falar a verdade, fazia tempo que não ia a uma – rsrsrsrs)...

A casinha de aspecto discreto nos Jardins engana muito quem não conhece o lugar, pois é só passando por suas portas é que se tem a noção de espaço que a casa tem.

O local está distribuído em três andares sendo que no porão está a pista, no térreo o bar principal e no 1º andar há um lounge bastante espaçoso e arejado – bom para tomar um fôlego para voltar para a pista.

A pista não chega ser tão pequena, mas vamos dizer que ela “enche razoavelmente rápido” – rsrsrs, contudo, foi um dos poucos lugares onde deu para “sentir que o ar condicionado realmente funciona” (palavras de umas das queridíssimas meninas do nosso grupinho), o que não torna a pista um local sufocante, como em algumas baladas acaba ocorrendo.

A especialidade da casa é a música alternativa. No dia que eu fui, além do estilo já citado, rolou muito rock e os clássicos dos anos 80 e 90, o que particularmente acho sensacional.

O público varia em média entre os 18 e 25 anos e é possível perceber que uma boa parte deles é bastante fiel a casa. A galera animada cria um clima super agradável para quem está a fim de dançar e se divertir bastante.

Se você curte um ambiente mais underground, certamente vale a pena ir conhecer o DJ Club e voltar muitas vezes...

DJ Club Bar

Alameda Franca, 241 – Jardins
Tel. (11) 3338-0179
http://www.djclubbar.com.br/

sábado, 3 de abril de 2010

Trilha da Cachoeira


Pense em um bom dia de calor... Aposto que a maioria logo diria que gostaria de ir para uma piscina, caso não fosse para o litoral... Mas aí eu pergunto, para que se refrescar em um lugar tão corriqueiro se pode tomar um banho de cachoeira?

Nada melhor para sair da rotina, não acha? E o melhor é que moramos perto de boas opções para este tipo de passeio.



Uma delas é a Trilha da Cachoeira, situada no Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador (este núcleo do parque é assim chamado, pois antigamente o local servia de pasto para criação de gado).

O parque localiza-se no Município de São Paulo, na Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100, 10km da Praça da Sé.

O melhor jeito de chegar até lá é de transporte público, pois é mais rápido e não precisa se preocupar onde deixar o carro – utilize a linha azul do metrô e vá até a estação Tucuruvi, de lá, qualquer ônibus que suba a serra até a Pedreira do Dib (essa pedreira por sinal era onde tive minhas primeiras experiências com escalada esportiva outdoor...) serve.

A trilha possui 3km de extensão, seu perfil longitudinal varia de 844m a 895m. Seu percurso é feito (em média) em 1h e 30 min.

Seu percurso todo é de terra e cascalho e sua característica ambiental é de floresta atlântica de planalto.

A trilha é pequena e muito fácil de fazer (de acordo com o Passaporte para as Trilhas de São Paulo, ela está classificada como nível médio), contudo é uma das mais belas que já fiz...

Quando tenho a sorte de encontrar a trilha vazia, eu tenho a chance de tirar excelentes fotos, como as que são possíveis ver nesta publicação.






É um passeio que vale muito a pena fazer. Deixe aquela preguicinha de lado e passe um tempo em um lugar de São Paulo que poucas pessoas conhecem...

Dicas:


Não há necessidade de agendar nada para ir, é chegar e fazer...

A trilha é autoguiada nos finais de semana, ou seja, não há necessidade de contratar guias para fazer o percurso.

Evite dias excessivamente quentes e feriados prolongados, pois, para os moradores da região, o parque é a opção mais próxima para se divertirem, ou seja, ele fica muito cheio e o passeio se torna um tanto decepcionante, pois você acaba não aproveitando 100% do que a trilha oferece.

Vá bem cedo, assim terá mais tempo para aproveitar o percurso.

Aproveite que está sem carro e na volta, passe pelo centro da cidade e almoce no Mercado Municipal (lá tem tanta coisa boa, mas essa fica para outra publicação – rsrsrsrs)...

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo do Engordador
Fone: 2995-3254
e-mail: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.br

Horário da trilha: das 8hs30min às 15hs30min
Horário da unidade: das 8hs às 17hs
Horário ao público: 8hs30min às 16hs30min
Limitação de usuários: nenhuma