sábado, 24 de abril de 2010

Mr. America

Hoje não só estou inspirado, como já estava me devendo uma publicação referente à última exposição de obras de arte que visitei...


Andy Warhol sempre foi um artista que admirei, mesmo sem conhecer com tanta profundidade suas obras. Fato que mudou no último final de semana, quando fui visitar sua exposição, chamada de Mr. America, que poderá ser apreciada até dia 23 de maio na Estação Pinacoteca.

A exposição, concebida por um dos mais importantes e influentes artistas da Pop Art, é formidável! É incrível perceber como as obras são atuais (elas têm em média pouco mais de 20 anos) e causa aquele tipo de reação “Nossa! Não é que é verdade?”.

Mr. America não é diretamente uma crítica sobre o american way of life, até porque (se não me engano em meu entendimento) Warhol não só era a favor, como gostava deste estilo de vida, sendo esta exposição é uma forma pitoresca de interpretação deste mundo hollywoodianamente capitalista e consumista (uhu!).

Um pequeno exemplo para ilustrar o que digo, basta conferir a obra The Little Electric Chair – ela é composta por quatro quadros, todas retratando a mesma imagem (obviamente, a de uma cadeira elétrica), sendo que a primeira possui uma cor mais vívida até chegar na quarta e mais opaca imagem. Conclusão? Imagens e situações que a princípio nos chocam quando impostas pela primeira vez, vão perdendo gradativamente a sensação de espanto quando somos expostos mais e mais vezes a tal circunstância, nos tornando menos sensíveis às coisas nos cercam...

Durante a exposição, ainda pude ver pessoalmente algumas das obras mais conhecidas de Warhol – Mao (a obra é muito maior do que eu imaginava), as latas de sopa da Campbell's (ele pintou todos os sabores... eu não sabia disso) e as Marilyns (o mais interessante a respeito desta obra é que eu achava que era apenas um quadro com as várias Marilyns pintadas, porém, cada uma está em uma moldura separada).

Se eu já achava Warhol um bom artista, hoje eu diria que ele é um dos meu favoritos... Não quero ser presunçoso, mas eu me identifiquei muito com a forma como ele se expressava: um ar irônico, facilmente confundido com arrogância, contudo, nada mais é do que um modo mais divertido e honesto de enxergar as coisas como são.


Para visitar:
Estação PinacotecaLargo General Osório, 66
Fone 11 3337.0185

2 comentários:

  1. Essa exposição é muito boa mesmo, me impressionei com a quantidade de obras, não imaginei que tinha tudo aquilo.
    Aquele quadro com as notas de dolar também me chamou muito a atenção, sem contar naqueles videos com close de rosto e nele próprio travestido. rs
    Ahh, vale lembrar pro pessoal que de sábado é grátis a entrada na Estação Pinacoteca.
    Aproveitem!!!

    ResponderExcluir
  2. Também adorei a exposição. Vale muito a pena visitar. Obrigada pela companhia!

    ResponderExcluir