sábado, 3 de abril de 2010

Trilha da Cachoeira


Pense em um bom dia de calor... Aposto que a maioria logo diria que gostaria de ir para uma piscina, caso não fosse para o litoral... Mas aí eu pergunto, para que se refrescar em um lugar tão corriqueiro se pode tomar um banho de cachoeira?

Nada melhor para sair da rotina, não acha? E o melhor é que moramos perto de boas opções para este tipo de passeio.



Uma delas é a Trilha da Cachoeira, situada no Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador (este núcleo do parque é assim chamado, pois antigamente o local servia de pasto para criação de gado).

O parque localiza-se no Município de São Paulo, na Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100, 10km da Praça da Sé.

O melhor jeito de chegar até lá é de transporte público, pois é mais rápido e não precisa se preocupar onde deixar o carro – utilize a linha azul do metrô e vá até a estação Tucuruvi, de lá, qualquer ônibus que suba a serra até a Pedreira do Dib (essa pedreira por sinal era onde tive minhas primeiras experiências com escalada esportiva outdoor...) serve.

A trilha possui 3km de extensão, seu perfil longitudinal varia de 844m a 895m. Seu percurso é feito (em média) em 1h e 30 min.

Seu percurso todo é de terra e cascalho e sua característica ambiental é de floresta atlântica de planalto.

A trilha é pequena e muito fácil de fazer (de acordo com o Passaporte para as Trilhas de São Paulo, ela está classificada como nível médio), contudo é uma das mais belas que já fiz...

Quando tenho a sorte de encontrar a trilha vazia, eu tenho a chance de tirar excelentes fotos, como as que são possíveis ver nesta publicação.






É um passeio que vale muito a pena fazer. Deixe aquela preguicinha de lado e passe um tempo em um lugar de São Paulo que poucas pessoas conhecem...

Dicas:


Não há necessidade de agendar nada para ir, é chegar e fazer...

A trilha é autoguiada nos finais de semana, ou seja, não há necessidade de contratar guias para fazer o percurso.

Evite dias excessivamente quentes e feriados prolongados, pois, para os moradores da região, o parque é a opção mais próxima para se divertirem, ou seja, ele fica muito cheio e o passeio se torna um tanto decepcionante, pois você acaba não aproveitando 100% do que a trilha oferece.

Vá bem cedo, assim terá mais tempo para aproveitar o percurso.

Aproveite que está sem carro e na volta, passe pelo centro da cidade e almoce no Mercado Municipal (lá tem tanta coisa boa, mas essa fica para outra publicação – rsrsrsrs)...

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo do Engordador
Fone: 2995-3254
e-mail: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.br

Horário da trilha: das 8hs30min às 15hs30min
Horário da unidade: das 8hs às 17hs
Horário ao público: 8hs30min às 16hs30min
Limitação de usuários: nenhuma

Um comentário:

  1. Fotos sensacionais!
    Pretendo fazer essa trilha neste domingo, espero que o clima colabore.
    Abraço.

    ResponderExcluir