domingo, 9 de maio de 2010

Estrada Velha de Santos

Para variar um pouco dos assuntos que tratam sobre baladas e artes, achei interessante comentar sobre esta fabulosa trilha, que fiz em maio de 2009: Trilha Monumentos Históricos – Caminhos do Mar.

Não sabe do que estou falando? Sabe sim... Mas provavelmente conhece esta trilha como a Estrada Velha de Santos...

Esta trilha está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Utinga Pilões, entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão.

De acordo com o guia Trilhas de São Paulo – Conhecer para Preservar, sua extensão são de 9 km e a média de tempo para percorrer a trilha são de 3 horas (dobre valores caso pense em fazer o retorno pela trilha), como esta trilha é só descida, seu perfil altitudinal inicia-se em 745 m e termina em 276 m.
A trilha é autoguiada, com a presença de monitores em pontos estratégicos e monitorada para grupos em horários previamente agendados.

Eu lembro que fiquei muitíssimo satisfeito ao constatar que eu ia fazer esta trilha, pois até então estava tendo uma dificuldade enorme para conseguir informações sobre ela. Na realidade, eu a percorri graças ao Sesc do Carmo, que sempre organiza passeios como este.

A Estrada Velha de Santos possui um diferencial muito legal: além das paisagens naturais muito bonitas, a trilha conta valores históricos muito ricos.

A exemplo de tais valores, posso citar o Pouso Paranapiacaba: construído em 1922, era ponto de parada de carros durante a vigem pelo Caminho do Mar e homenageia a era automobilística. É um ponto maravilhoso da trilha, onde em tempo aberto é possível ver a Baixada Santista... Aliás, Paranapiacaba é uma palavra de origem indígena que significa local onde se vê o mar.

Outra atração na trilha construída nos anos 20 são as ruínas de uma casa, que provavelmente abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos do Caminho do Mar.


Dentre as construções mais antigas, o que sem sombra de dúvida mais se destaca é a Calçada do Lorena, onde tivemos a oportunidade de percorrer um trechinho bem pequenininho dela, uma amostra grátis eu diria. Aberta no fim do século XVIII, possuía 50 km de extensão e ligava Santos a São Paulo (na época, 1792 mais precisamente, ano em que a estrada foi concluída, a Calçada do Lorena reduzia em 20% o tempo de viagem do litoral até São Paulo). Foi por ela também que em 1822, D. Pedro I subiu em direção a São Paulo, vindo a proclamar, a 7 de setembro, a Independência do Brasil.


Pudemos conferir também o Belvedere Circular, de 1922 e marca o primeiro cruzamento da Calçado do Lorena com a Estrada Caminho do Mar. Ponto de parada e mirante da paisagem local, hoje coberta pela vegetação.


O último ponto histórico da trilha é o Rancho da Maioridade, também construído em 1922, era outro ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos. Seu nome é uma alusão à Estrada da Maioridade de 1846, em homenagem à maioridade de D. Pedro II.


Quer um saber algo interessante? Sabia que existe uma estreita relação entre a Calçada do Lorena, a Estrada da Maioridade e a Rua Vergueiro?
A Calçada do Lorena foi a primeira abertura de uma estrada na mata que recebeu pavimentação de pedra, permitindo o tráfego de mulas, reduzindo do tempo de viagem para São Paulo dois dias. Ao ser dada conta que o estreito caminho não atendia mais à demanda que crescia, partes da Calçada foram readaptadas e outras partes novas foram construídas, surgindo então a Estrada da Maioridade onde se permitiu o tráfego de carruagens. Com o tempo, caiu no abandono e em 1864 a Estrada da Maioridade passou por uma grande reforma e passou as ser chamada de Estrada do Vergueiro...
Percebeu onde isso vai dar? Para encurtar a história, a Estrada do Vergueiro não só ainda existe como utilizamos uma parte dela (já que outras foram fragmentadas ou compõem trechos de outras estradas) – conhece a Rua Vergueiro? Pois é... Se você a acha grande hoje em dia, imagine no século XVIII...

Esta trilha é um passeio agradabilíssimo, fonte de lindas paisagens e história de nosso país.

Não precisa ser nenhum expert em trilhas, pois o caminho todo é pavimentado, tomando-se apenas um cuidado a mais quando se está na Calçada do Lorena, pois com o tempo, as pedras se tornaram bem escorregadias.

Bom passeio!

Trilha Monumentos Históricos – Caminhos do Mar
Km 42 da Rodovia SP-148
Tel. (11) 3333 – 7666

6 comentários:

  1. Na década de sessenta (entre 67 e 69) quando acompanhava meu pai que era Inspetor de vigilância da Refinaria Presidente Bernardes andei muito nessa estrada com uma Rural Willys (nem sei se é assim que se escreve).

    Naquele tempo a estrutura da antepenúltima foto estava no prumo.

    Há movimentação lenta de massa na escarpa, é público e notório.

    Ainda bem que há pessoas como você que estão tentando preservar na Rede essas historicidades.

    Bração aí.

    :-)

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma maneira de fazer essa trilha de forma independente? Não queria guias e afins. Gosto de caminhadas e trilhas apenas ouvindo o som da natureza, sem seguir regras.
    Então, é obrigatória fazer o passeio com guia?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, não sei se é possível fazer sem nenhum guia, acredito que não há problema... Tente entrar em contato com o número de telefone que deixei na publicação, certamente eles responderão a esta dúvida...

    ResponderExcluir
  4. o numero do telefeno está sempre dando ocupado.
    existi uma outra opçao ?

    ResponderExcluir
  5. Quando tinha 07 anos eu entrei nesta casa...ainda estava toda em ruínas,mas fiquei fascinada com a lareira que havia dentro de um salão oval...nestas suas fotos não vejo a tal lareira...somente uma pequena abaixo da escada...me recordo de uma lareira de pedra mesmo...e era imensa...bom faz 30 anos que eu entrei na Casa da Marquesa de Santos...mesmo assim eu me recordo só de fechar meus olhos...que bom que em suas fotos vi o que tinha apenas na lembrança de minha infÂncia...tudo é perfeito na luz de uma máquina fotográfica...beijos...Erika Gasbarro ;-)

    ResponderExcluir
  6. Não é necessário nenhum guia te acompanhando. Eles apenas te recepcionam e dão algumas instruções de cuidados antes de vc sair. Eles também pedem que você esteja até as 11 da manhã em um certo ponto, caso você queira encarar a ida e a volta a pé, pois caso contrário, corre-se o risco de você não conseguir voltar a tempo. Fora isso, você está livre para curtir o passeio no seu rítmo, com a sua turma ou sozinho.
    Fui neste domingo e eram pouquíssimas pessoas que encontrei durante todo o trajeto. Ultra tranquilo, marcante. Recomendo! Mas tem que ter um ótimo preparo físico para encarar a ida até o final e depois toda a volta. Bom passeio! :)

    ResponderExcluir