domingo, 14 de março de 2010

O Capote (The Overcoat)

Sabemos que peças de teatro não são muito populares, vamos assim dizer... Sua acessibilidade é dificultada por falta de interesse, muitas vezes por conta de uma má divulgação e o principal: custo. Ir a uma peça de teatro custa muito caro (não pagamos menos de R$ 50,00 por espetáculo)...

Contudo, existem ainda lugares que ainda se pode ver um espetáculo, muitas vezes mais barato do que uma sessão de cinema. Estou falando do SESI e do SESC, que mesmo com apresentações cujo ingresso é de um valor menor, as peças não ficam atrás de produções maiores...

Para esta publicação em especial, o meu foco é no SESI e no espetáculo que esteve em cartaz até pouco tempo, O Capote.

Infelizmente não tive a oportunidade de publicar nada sobre a peça na época em que as apresentações estavam ocorrendo, mas para mim seria um crime não comentar nada sobre este incrível espetáculo!

Ele é apresentado pela Cia. de Teatro Britânica Gecko, inspirada na obra homônima de Nikolai Gogol, um dos mais importantes escritores da literatura russa.



A história conta a vida de Akakki, um homem pressionado pela sociedade, que, nas palavras do diretor da peça "o mundo externo para o protagonista [...] é cinza, duro e frio, e seu corpo agüenta isso. Seu mundo interior é cheio de ansiedade, desejo e vergonha. Para mim, o seu mundo interior é a realidade de quem ele é - o seu mundo exterior é uma casca conformada e condicionada a se comportar de determinadas maneiras".

É muito fácil se identificar com Akakki, onde é possível perceber facilmente seu desejo de ascender socialmente e conquistar um lugar não só na sociedade, mas também no coração de seu amor platônico.




Os atores trabalham excelentemente bem - a atuação é ótima e a expressão corporal é fantástica, e tudo encenado em um cenário muito criativo que expressa bem esse mundo cinza onde vive Akakki.

Essa certamente foi uma das melhores peças que já vi.

Conheça o grupo Gecko:

Nenhum comentário:

Postar um comentário